» Política
Moradores de rua desmentem propaganda de Paulo Dantas; JHC foi quem garantiu desocupação e moradia
Governador tratou como sua a operação do prefeito de Maceió por dignidade a famílias em situação de rua

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi desmentido, nesta quinta-feira (10), por lideranças populares de Maceió, após divulgar vídeo tratando como se fosse de seu governo a ação de acolhimento social que retirou de uma das maiores praças da capital alagoana cerca de 30 famílias que viviam em situação de rua.
A “gentileza com chapéu alheio” feita de forma vexatória pelo afilhado político do clã dos Calheiros surpreendeu as famílias beneficiadas pela operação de resgate e desocupação da Praça Sinimbu. Porque quem vivia em barracos de lona viu a política pública da administração do prefeito JHC (PL) ser usurpada pelo chefe do governo estadual, nas redes sociais.
Uma das lideranças populares que desmentiram o governador foi Rafaelly Machado, que coordena em Alagoas o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR). A militante do Partido dos Trabalhadores (PT) ressaltou que a Prefeitura de Maceió e o secretariado do prefeito JHC garantiram o acolhimento das famílias. E agradeceu pelos benefícios dos programas sociais que visam dar protagonismo e autonomia ao grupo que vivia em vulnerabilidade social, sem qualquer apoio do governo de Paulo Dantas.
“Registramos aqui que aqui não tem nenhuma iniciativa, nem incentivação, do governo do Estado. Que fique claro que tudo que ficou aqui hoje acordado foi com a Prefeitura de Maceió. Está todo mundo saindo com sua dignidade humana, com seu aluguel social, e com um ano de um salário-mínimo garantido através do [Centro] Pop”, ressaltou Rafaelly, ao citar o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, criado por JHC.
Secretários municipais também foram às redes sociais para reforçar a divulgação do resultado da política pública que trocou a truculência pelo amparo e oferecimento de dignidade ao povo mais pobre e excluído da sociedade.
Compromisso e transformação
A administração do prefeito JHC atuou junto às famílias da Sinimbu e realizou seus cadastros, ainda em junho, para incluí-las nos programas sociais da Prefeitura de Maceió. O que garantiu que um total de 27 famílias já tenham recebido as duas primeiras parcelas do auxílio-moradia, que vale por um ano e pode ser prorrogado por mais 12 meses.
A ação que vem transformando os espaços de convivência urbana de Maceió ainda distribuiu cestas básicas, colchões e kits de limpeza para auxiliar as famílias resgatadas das ruas nas suas novas moradias.
E tem maior amplitude por integrar o Programa Praça é Massa, que reúne as secretarias municipais de Saúde (SMS), de Infraestrutura (Seminfra), de Segurança Cidadã (Semsc), de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e do Bem-estar Animal (Sebema).
Além da revitalização de praças que tem marcado a gestão de JHC com reformas, manutenção e zeladoria de espaços públicos, a Prefeitura de Maceió oferece remuneração equivalente a um salário-mínimo, além de capacitação profissional e a oportunidade de reinserção social para estas famílias em situação de rua.
“A iniciativa proporciona a essas pessoas a chance de cuidar das praças e ruas, enquanto recebem o apoio necessário para reconstruir suas vidas. A ação oferece oportunidades de capacitação e inclusão no mercado de trabalho para pessoas em situação de rua e residentes em abrigos. Cerca de 50 usuários já fizeram inscrição com o auxílio dos servidores dos Centros POP”, destacou a Prefeitura de Maceió, ao divulgar o feito usurpado pelo governador Paulo Dantas.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
VÍTIMA FOI IDENTIFICADA
Adolescente é encontrado morto com marcas de tiro em Cajueiro
-
3
PARAÍBA
Chacina na Praia do Sol: Quatro jovens executados a tiros durante festa em João Pessoa
-
4
ELEIÇÕES 2026
Pesquisa Inape: JHC lidera para governador e Davi Davino Filho para senador
-
5
NA CAMA
Homem é executado a tiros dentro de casa em Rio Largo; polícia encontra 12 cápsulas de 9mm no local