» Sociedade
Gestantes de União dos Palmares conhecem maternidade do HRM antes do parto
Projeto “Maternidade de Portas Abertas” promove visitas guiadas, palestras e acolhimento para fortalecer o vínculo com futuras mães e reduzir a ansiedade no momento do parto
Gestantes de União dos Palmares participaram de uma visita guiada à maternidade do Hospital Regional da Mata (HRM), onde darão à luz. A iniciativa faz parte do projeto “Maternidade de Portas Abertas”, que tem como objetivo promover o acolhimento, reduzir a ansiedade e fortalecer o vínculo entre as futuras mães e a equipe assistencial.
Durante a visita, as gestantes puderam conhecer as instalações da maternidade, parte da equipe multiprofissional e os métodos não farmacológicos disponíveis para alívio da dor, como bola terapêutica, banho morno e massagem. Também receberam orientações sobre o fluxo de atendimento, a documentação necessária e participaram de uma palestra educativa sobre o parto normal e as fases do trabalho de parto.
A ação busca oferecer mais segurança e informação às gestantes, principalmente as de primeira viagem, que muitas vezes chegam ao hospital com receios e dúvidas. Marli de Araújo, uma das participantes, relatou que a experiência ajudou a reduzir a ansiedade.
“Durante esta visita à maternidade do Hospital Regional da Mata, as gestantes de primeira viagem ficam sabendo como está o seu bebê, qual o procedimento que você deve seguir no momento de dilatação, do banho da criança, da amamentação. Foi maravilhoso estar aqui nesse momento”, afirmou.
A visita também contou com apoio das equipes de enfermagem, serviço social e psicologia do HRM. Segundo a supervisora da maternidade, Thamires Ribeiro Marques, o projeto reforça o cuidado humanizado e respeita as escolhas das mulheres. “Ao conhecer o ambiente e a equipe, elas chegam para o parto com menos medo e mais informação”, destacou.
Além disso, foram abordadas orientações sobre os métodos contraceptivos oferecidos no pós-parto, ampliando o acesso ao planejamento reprodutivo ainda durante a internação. A expectativa é que ações como essa se tornem rotina no hospital, contribuindo para uma experiência mais positiva e acolhedora no momento do nascimento.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
2
ALAGOAS
Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em cidades de Alagoas nesta terça-feira (20)
-
3
UNIÃO E REGIÃO
BPA resgata 27 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular na Zona da Mata alagoana
-
4
VEJA ORIENTAÇÕES
Procon Alagoas alerta consumidores sobre golpes em aluguéis por temporada durante o verão
-
5
CORRIDA ELEITORAL
Encontro entre Arthur Lira e Coronel Ivon do PRD discute aliança eleitoral para 2026