» Política

Presidente da Associação Comercial de Maceió compartilha fake news sobre ditadura e PT

Kennedy Calheiros reproduziu frase falsa atribuída a João Figueiredo em meio a tensão política após operação contra Bolsonaro

Publicação feita no Instagram pelo presidente da Associação Comercial de Maceió. - Fotos: Reprodução/Instagram

O presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, causou polêmica ao compartilhar em seu Instagram neste sábado (19) uma suposta frase do ex-presidente João Figueiredo (1979-1985) sobre o PT. A publicação, feita um dia após a operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro, já foi desmentida por agências de fact-checking.


Na postagem, Calheiros reproduziu uma declaração atribuída a Figueiredo que dizia: "Vocês querem, então vou reconhecer 'esse' sindicato partido. Mas não esqueçam que esse partido um dia chegará ao poder e lá estando tudo fará para institucionalizar o comunismo". O texto ainda acrescentava que, segundo o ex-presidente, quando o PT chegasse ao poder, para "tirá-los de lá, será à custa de muito sangue brasileiro".

Frase é falsa, segundo apuração da AFP


A Agência France Presse (AFP) verificou que João Figueiredo nunca proferiu tais palavras. Em 11 de outubro de 2021, a agência publicou matéria de checagem sobre o assunto e falou com o advogado Bernardo Pasqualette, autor da biografia "Me esqueçam: Figueiredo, a biografia de uma Presidência". Ele confirmou que o ex-presidente tinha aversão ao comunismo, mas considerou improvável que ele tenha feito essa declaração específica.

Ironicamente, foi justamente no governo Figueiredo que foi promulgada a Lei Orgânica dos Partidos (1979), que acabou com o bipartidarismo e permitiu a criação de diversas legendas políticas, incluindo o PT em 1980.

Postagem ocorre em meio a tensão política


A publicação de Kennedy Calheiros - que também preside o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Alagoas e do CRB - surge um dia após a PF cumprir mandados contra Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno e restrições a contatos com autoridades estrangeiras.

Calheiros tem histórico de postagens polêmicas em suas redes sociais. Especialistas alertam que a disseminação de fake news, principalmente com conteúdo político, pode acirrar ainda mais a polarização no país.