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Suposto mau atendimento no Bolsa Família de Atalaia revolta mãe que teve benefício bloqueado

Relato da beneficiária contraria nota oficial da Prefeitura, que nega mau atendimento

Suposto mau atendimento no Bolsa Família de Atalaia revolta mãe que teve benefício cortado - Fotos: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (22/7) mostra uma mãe revoltada com o bloqueio do Bolsa Família, discutindo com servidores da Prefeitura de Atalaia, no interior de Alagoas. A confusão ocorreu na última sexta-feira (18), em uma unidade de atendimento social, após a mulher tentar desbloquear o pagamento do benefício.

Em um segundo vídeo, a mãe explica o que aconteceu e afirma que perdeu o controle após ser destratada pelos funcionários do setor, contestando a versão oficial apresentada pela Prefeitura. Segundo ela, o problema começou quando foi orientada, por uma agência da Caixa, a resolver a situação do benefício diretamente no setor do Bolsa Família do município.

“Eu fui na Caixa, e lá me disseram para procurar o Bolsa Família. Quando cheguei lá, me informaram que não podiam desbloquear, porque ainda precisavam fazer uma visita. Esperei, fui lá três vezes, até que na quinta-feira fizeram a visita e falaram que na segunda-feira tudo estaria resolvido. Na segunda eu não fui atendida, e na quinta disseram que não tinha como desbloquear. Na sexta-feira voltei lá e a mulher começou a zombar de mim, dizendo que meu dinheiro já tinha sido ‘comido’ pelo governo e que eu pedisse ao Lula. Aí eu perdi a paciência”, contou a mãe.

Ela ainda afirma que foi provocada por uma funcionária e nega ter agredido a assistente social. "Eu me levantei para dar o documento, mas ela fez um gesto e eu reagi, empurrei outra funcionária quando ela veio para cima, mas não encostei na assistente social. O vigia chegou depois, e elas inventaram que eu tinha batido nela. Não fiz isso, só me defendi. Elas sempre fazem isso, é a terceira vez que bloqueiam meu dinheiro aqui em Atalaia", completou.

Em outro trecho, a mulher acusa o setor de já ter bloqueado seu benefício outras vezes.“Isso não é a primeira vez que elas fazem isso. Já é a terceira vez que seguram o meu dinheiro desde que vim morar em Atalaia.”

O depoimento contraria a nota oficial divulgada pela Prefeitura de Atalaia, que negou qualquer mau atendimento e afirmou que “em nenhum momento a equipe agiu com desrespeito ou grosseria”. A gestão municipal disse ainda que o benefício estava bloqueado por “falta de atualização no Cadastro Único” e que os procedimentos foram realizados para regularizar a situação.

Nota da Prefeitura de Atalaia

"A Prefeitura de Atalaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem a público esclarecer os fatos envolvendo uma ocorrência registrada durante o atendimento à população no primeiro dia de pagamento da folha do mês de julho.

A usuária que aparece no vídeo que circula nas redes sociais foi acolhida normalmente por nossa equipe, que em nenhum momento agiu com desrespeito ou grosseria. O atendimento seguiu os protocolos técnicos e humanizados que norteiam os serviços da Assistência Social do município.

A situação da beneficiária estava relacionada à regra de proteção e à falta de atualização no Cadastro Único, o que ocasionou o bloqueio temporário do benefício. Ainda durante o atendimento, nossa equipe realizou os devidos procedimentos e conseguiu regularizar a situação, liberando o benefício.

No entanto, após receber todas as orientações, inclusive sobre a necessidade de aguardar o calendário oficial de pagamento conforme o final do NIS, a usuária insistiu em sair do local com o valor em mãos — o que não é permitido, já que o saque ocorre exclusivamente via agência bancária.

Diante da recusa em aceitar a orientação, a usuária passou a agredir verbal e fisicamente os profissionais, comprometendo a segurança da equipe e dos demais presentes. Por essa razão, foi necessário acionar a Guarda Municipal, que conduziu a mesma ao CISP, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A gestão municipal reforça que repudia qualquer tentativa de desqualificação dos servidores públicos, que atuam com responsabilidade, ética e compromisso com a população. Atendimentos sociais exigem sensibilidade, mas também respeito mútuo."