» Polícia

PC de Alagoas realiza operação “Shamar” e prende 20 suspeitos de crimes contra mulheres

Ação ocorre durante o “Agosto Lilás” e visa combater crimes como feminicídio, estupro e agressões domésticas

Polícia Civil de Alagoas realiza operação “Shamar” e prende 20 suspeitos de crimes contra mulheres - Fotos: Assessoria/PCAL

Na manhã desta sexta-feira (1º/8), a Polícia Civil de Alagoas (PCAL) deflagrou a operação “Shamar”, com foco em combater crimes contra mulheres, incluindo violência doméstica, feminicídio, estupro, ameaça e lesão corporal. Até o momento, 20 pessoas foram presas em cumprimento a 32 mandados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

A ação integra as atividades do “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, em referência à Lei Maria da Penha. A delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), destacou um caso chocante em que um homem arrastou a ex-companheira pelos cabelos em praça pública após ela cobrar pensão alimentícia.

“O ódio demonstrado é uma misoginia muito forte”, afirmou a delegada Ana Luiza. Ela ressaltou que as operações contra agressores continuarão ao longo do mês, reforçando o compromisso com a proteção das mulheres em Alagoas.

O comando da operação está a cargo do delegado-geral Gustavo Xavier, com apoio de diversas unidades especializadas da Polícia Civil, incluindo DEAM, DEACLE, CORE, DRACCO, SAER, DCCCA, OPLIT, além de delegacias distritais e a Operação Aérea da SSP.