» Sociedade

Escândalo no PT Alagoas: MPF investiga desvio de R$ 400 mil do fundo eleitoral para filho de ex-presidente

Suspeitas de nepotismo e má gestão de recursos públicos colocam ex-diretoria da sigla na mira da Justiça

ex-presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa, investigado por desvios do fundo leitoral - Fotos: Reprodução redes sociais

Um escândalo de desvio de verbas públicas e nepotismo abala o PT de Alagoas. O Ministério Público Federal (MPF) investiga a suspeita de que mais de R$ 400 mil do fundo eleitoral do partido tenham sido repassados irregularmente ao filho do ex-presidente estadual da sigla, Ricardo Barbosa.


A informação, revelada pela coluna Radar, da revista Veja, aponta que o dinheiro público foi destinado ao advogado Guilherme Tadeu Albuquerque Barbosa, filho de Ricardo. O caso está sendo tratado como possível improbidade administrativa, já que os recursos são de origem federal e deveriam ser usados exclusivamente em campanhas eleitorais.

A investigação se concentra na antiga direção do PT no estado, comandada por Barbosa, que deixou o cargo após as eleições partidárias recentes. A atual presidência, sob o comando do deputado Ronaldo Medeiros, não é alvo das apurações.

Até agora, nem o partido nem os investigados se manifestaram sobre o caso. O MPF mantém o inquérito em sigilo, mas, se confirmadas as irregularidades, os envolvidos podem responder judicialmente por desvio de dinheiro público e nepotismo.