» Sociedade

Falta transparência ao Governo Paulo Dantas nos gastos com a educação, diz professores

Presidente do Sinteal critica falta de clareza sobre aplicação de mais de R$ 1 bilhão do Fundeb e cobra respostas ao Executivo estadual

Falta transparência ao Governo Paulo Dantas nos gastos com a educação, diz professores - Fotos: Reprodução

A greve dos trabalhadores da educação estadual de Alagoas, iniciada em 1º de julho, escancara um impasse que vai além da pauta salarial. Durante entrevista a um programa de rádio em Maceió, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Izael Ribeiro, acusou o governo Paulo Dantas (MDB) de falta de transparência na gestão dos recursos destinados à educação.

“Nós sabemos que tem um incremento no recurso do Fundeb para esse ano, que vai ser superior a 1 bilhão R$ para ser investido na educação, na escola. Mas aí o governo não passa. Qual é o planejamento? Como é que está essa, essas contas públicas, qual foi o recebimento, o arrecadação, enfim, não se tem transparência nas contas públicas”, afirmou o pedagogo.

Segundo Izael, a categoria esperou até o mês de junho por um posicionamento do governo sobre a campanha salarial e outras reivindicações. Apesar de promessas feitas pelo próprio governador, os compromissos não foram cumpridos. “O governo teve prazo e tempo para resolver os problemas. Nós estamos cobrando transparência”, completou.

A categoria reivindica reajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e mais investimentos diretos nas escolas. Eles também cobram um canal de diálogo constante com o Executivo estadual. Enquanto isso, a paralisação segue afetando o calendário escolar da rede estadual.