» Política
Lei do vereador Cal Moreira torna obrigatório uso de focinheira em cães de grande porte
Texto aprovado por unanimidade segue para sanção do prefeito JHC

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, nesta quinta-feira (21/8), o projeto de lei do vereador Cal Moreira que torna obrigatório o uso de focinheira para cães de grande porte ou de raças consideradas potencialmente perigosas. A proposta, que também recebeu unanimidade dos votos dos parlamentares presentes, agora segue para sanção do prefeito JHC.
De acordo com o texto, além da focinheira, os animais deverão ser conduzidos com coleira e guia curta, garantindo maior controle por parte do tutor. A medida é válida para cães com histórico de agressividade, os que representem risco à segurança pública ou ainda em situações em que o condutor não tenha condições físicas de dominar o animal. A obrigatoriedade vale em locais públicos ou de livre circulação, como ruas, praças, parques e estabelecimentos comerciais.
O projeto estabelece que o responsável deve ter, no mínimo, 16 anos, estar em pleno domínio físico e mental e identificar corretamente o animal. Já os cães de forças policiais e de resgate ficam isentos da exigência quando estiverem em serviço. O descumprimento da lei poderá resultar em multa e até na apreensão do animal.
Ao defender a proposta, o vereador Cal Moreira destacou a relevância da iniciativa diante dos incidentes registrados em várias cidades brasileiras envolvendo ataques de cães.
"A aprovação dessa lei é de suma importância para prevenir incidentes, proteger a integridade física e psicológica das pessoas, promover a segurança pública e garantir o bem-estar dos animais, refletindo um avanço na regulamentação da convivência responsável entre humanos e animais", afirmou o parlamentar.
» MAIS LIDAS
-
1
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura
-
2
ENCONTRADA MORTA
Saiba quem é a Diaba Loira e o caminho que levou à sua morte: "só saio no caixão"
-
3
PEDEM INVESTIGAÇÃO
Bebê sofre queimaduras e família denuncia negligência na Maternidade Santa Mônica
-
4
SEGUEM ABANDONADOS
Branquinha: moradores improvisam ponte enquanto Governo de Alagoas foge de responsabilidade
-
5
HOSPITAL PARTICULAR
Homem invade centro cirúrgico durante procedimento e PM é acionada em Maceió