» Política

Governo Paulo Dantas muda estratégia de comunicação após vaias e números ruins

A mudança ficou evidente durante agenda em Ibateguara na última segunda-feira (18).

Paulo Dantas - Fotos: Bruno Santos/ O Alagoano

Abalado por vaias em público e indicadores desfavoráveis, o governo Paulo Dantas (MDB) está adotando uma postura defensiva em sua comunicação.


A guinada estratégica foi deflagrada após o episódio do dia 29 de julho, quando o governador, irritado com vaias de professores, avançou em direção a um educador com o dedo em riste, em cena que viralizou. Desde então, o executivo estadual tem restringido o acesso direto da imprensa, sinalizando uma tentativa de controlar a narrativa e evitar novos constrangimentos.

A mudança ficou evidente durante agenda em Ibateguara na última segunda-feira (18). Relatos de jornalistas apontam que a assessoria resistiu à realização de uma coletiva e, sob insistência, condicionou o acesso ao governador à prévia aprovação das perguntas.

A seletividade também foi notada em Maribondo, onde o evento oficial, registrado no canal do governo no YouTube, não contém qualquer imagem de entrevista com jornalistas. O resultado prático tem sido a diminuição no comparecimento de veículos de comunicação às agendas, esvaziando o cerimonial.

Avaliadores políticos dizem que a estratégia de blindagem, embora possa evitar perguntas incômodas no curto prazo, sacrifica a transparência e alimenta a percepção de um governo que se fecha ao escrutínio público. A medida é vista como uma reação a pressões políticas e a indicadores que demandam controle de danos, mas que podem custar caro em credibilidade.