» Sociedade
Saiba como transferir pontos da CNH para o real infrator sem sair de casa
Detran Alagoas oferece procedimento digital para indicar quem estava dirigindo no momento da infração

Em Alagoas, proprietários de veículos podem transferir os pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o real condutor de uma infração de trânsito por meio do procedimento digital do Real Infrator. O serviço está disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no portal Gov.br, permitindo que todo o processo seja feito de forma remota, sem precisar ir a um posto do Detran.
Desde outubro de 2023, quando a funcionalidade foi adotada pelo Detran Alagoas, 1.363 processos de transferência de pontos já foram registrados. “A digitalização do serviço facilita a vida do usuário, evitando deslocamentos e resolvendo tudo com alguns cliques no celular”, afirma Ângela Oliveira, chefe de Controle de Infrações do órgão.
Para indicar o real condutor, o proprietário do veículo e a pessoa apontada devem ter CNH digital e conta nível prata ou ouro no Gov.br. Pelo aplicativo CDT, basta acessar a aba “Infrações” e selecionar “Indicação do Real Condutor”. O sistema leva ao portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), onde é possível preencher os dados do condutor que dirigia no momento da infração.
Após a indicação, o condutor recebe uma notificação e deve aceitar a responsabilidade eletronicamente em até 30 dias. Caso não aceite, os pontos permanecem com o proprietário. A ferramenta é exclusiva para pessoas físicas; pessoas jurídicas ou condutores sem CNH digital devem continuar realizando o procedimento presencialmente.
O Detran Alagoas foi o primeiro estado do Nordeste e o sexto do Brasil a adotar a funcionalidade, desenvolvida pelo Serpro para a Senatran. Além disso, o órgão permite a indicação do “principal condutor”, garantindo que quem dirige o veículo regularmente responda pelas infrações como se fosse o proprietário, simplificando a gestão das multas de forma prática e digital.
» MAIS LIDAS
-
1
VÁRIAS CIRURGIAS
Homem pede ajuda após acidente em União dos Palmares e passar por múltiplas cirurgias
-
2
INDEFINIÇÃO
TRE-AL adia pela segunda vez julgamento sobre cassação de vereadores do PT em Dois Riachos
-
3
POLÍCIA INVESTIGA
Assaltante morre após perseguição e queda de moto em Branquinha
-
4
SEM RUMO?
Governo Paulo Dantas muda estratégia de comunicação após vaias e números ruins
-
5
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura