» Sociedade

População de União dos Palmares tem leve queda em nova estimativa do IBGE

Município perdeu 14 moradores em um ano, enquanto Alagoas se mantém estável com pouco mais de 3,2 milhões de habitantes

Entrada da cidade de União dos Palmares - Fotos: Joalpe

A nova estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (28/8), aponta que União dos Palmares perdeu moradores em 2025. O município da Zona da Mata de Alagoas passou a ter 60.860 habitantes, 14 a menos do que no ano anterior. A variação é mínima — 0,02% — mas coloca a cidade na lista dos 57 municípios alagoanos que registraram redução populacional no último ano.

No estado como um todo, a realidade é de estabilidade. Alagoas tem agora 3.220.848 habitantes, número praticamente igual ao de 2024. Mesmo assim, algumas cidades se destacaram negativamente: Campo Alegre teve a maior queda, com 156 pessoas a menos, seguida de Atalaia (-50), Joaquim Gomes (-44), Boca da Mata (-38), Colônia Leopoldina (-34) e Cajueiro (-33). Outras, como Anadia e Inhapi, também encolheram, mas em proporções menores.

A concentração demográfica segue forte nos grandes centros. Maceió mantém a liderança com 994.952 moradores e, somada à sua região metropolitana, concentra mais de 40% da população alagoana. Arapiraca, com 243.906 habitantes, continua sendo o segundo maior município e o polo mais relevante do interior. No extremo oposto está Pindoba, menor cidade do estado, com apenas 2.786 moradores.

As estimativas anuais do IBGE são usadas como referência para a divisão de recursos do Fundo de Participação dos Estados e Municípios e também ajudam a atualizar indicadores econômicos e sociais enquanto não há um novo censo demográfico.