» Sociedade

Maceió autoriza avanço em sinais vermelhos durante a madrugada; entenda

Nova regra vale entre 23h e 5h e busca reduzir riscos de violência contra motoristas

Maceió autoriza avanço em sinais vermelhos durante a madrugada - Fotos: Reprodução/pxhere

O Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) de Maceió publicou, na última segunda-feira (8/9), a Portaria nº 0449/2025, que estabelece tolerância para que motoristas avancem em sinais vermelhos durante a madrugada, entre 23h e 5h. A medida tem como objetivo aumentar a segurança de condutores e passageiros em horários de menor circulação, quando há maior risco de assaltos em cruzamentos.

De acordo com a regulamentação, publicada na edição extraordinária do Diário Oficial, o avanço só será permitido após a parada obrigatória antes da faixa de retenção. O motorista deve observar o entorno e garantir que a travessia seja segura, sem colocar pedestres, ciclistas ou outros veículos em risco.

A fiscalização eletrônica nos semáforos continuará ativa, mas apenas para coleta de dados estatísticos. Não haverá autuação automática para quem avançar no período regulamentado, desde que respeitadas as condições estabelecidas. Fora desse horário ou em situações que gerem perigo, a infração será registrada normalmente conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o diretor-presidente do DMTT, André Santos, os dados coletados irão subsidiar novos estudos técnicos e poderão levar à ampliação ou revisão da medida. “Com o crescimento das cidades, algumas medidas se tornam necessárias para combater crimes e muitas vezes a simples parada em um horário mais tardio, como 1 da manhã, deixam o condutor e quem está no veículo expostos a atos criminosos. Com isso tomamos essa decisão para um movimento que já é adotado em outras cidades do País”, destacou.