» Entretenimento

“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

Filme de Kleber Mendonça Filho aborda espionagem durante a ditadura militar e estreia na corrida internacional pelo prêmio

Em maio, o ator Wagner Moura foi premiado em Cannes, assim com o diretor Kleber Mendonça Filho - Fotos: Victor Jucá/Divulgação

O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A seleção foi anunciada pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA), responsável por indicar a produção nacional que concorrerá na premiação.

A obra acompanha a história de um jovem recrutado pela ditadura militar brasileira como informante e espião, unindo suspense e drama com reflexões sobre o contexto histórico e político do país. O longa conta com Wagner Moura, Alice Carvalho, Tânia Maria e Carlos Francisco no elenco, e recebeu apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), gerido pelo Ministério da Cultura e pela Ancine.

“O Agente Secreto” já teve reconhecimento internacional, incluindo prêmios no 78º Festival de Cannes, e se torna agora o principal representante do cinema brasileiro no Oscar. Caso seja aprovado pela Academia de Hollywood, poderá concorrer diretamente ao prêmio de Melhor Filme Internacional.

O diretor Kleber Mendonça Filho destacou a relevância do filme como produto artístico e cultural: “Este filme foi feito no Brasil, com recursos brasileiros e com histórias que falam de nós. Levá-lo para Cannes e receber esse retorno do público e da crítica é uma prova de que o Brasil tem muito a dizer ao mundo através da sua arte”. O longa também foi exibido na abertura da 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.