» Sociedade

Projeto de Arteterapia de Santana do Mundaú é destaque nacional e ganha documentário do Conasems

Iniciativa foi reconhecida como a melhor experiência de saúde de Alagoas na 20ª Mostra “Aqui Tem SUS”

Projeto de Arteterapia de Santana do Mundaú é destaque nacional e ganha documentário do Conasems - Fotos: Assessoria

Santana do Mundaú vem se tornando referência no cuidado com a saúde mental por meio da arte. O município apresentou o projeto “Arteterapia” durante a 20ª Mostra Aqui Tem SUS, realizada em junho no XXXVIII Congresso do Conasems, em Belo Horizonte, e conquistou o título de melhor experiência de Alagoas. O reconhecimento garantiu a participação na produção do Webdoc Brasil, Aqui Tem SUS, série documental que divulga práticas inovadoras da saúde pública no país.

A equipe de comunicação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde esteve no município recentemente para registrar o cotidiano dos pacientes e profissionais envolvidos. O documentário mostra como a arte tem sido utilizada como ferramenta de ressocialização de pessoas em sofrimento psíquico.

Idealizado por Naira Freitas e com coautoria de Maria Wilma Andrade e Maria Zenaide dos Santos, o projeto utiliza estratégias que vão do artesanato à música, passando pela dança e outras expressões artísticas, com foco no fortalecimento da autoestima e no processo de inclusão social.

A secretária de saúde, Paula Gomes, destacou a importância da iniciativa para um município de pequeno porte como Santana do Mundaú, que não possui habilitação para manter um CAPS. “Com total apoio do prefeito André Castro, buscamos uma estratégia alternativa que vem transformando vidas. O resultado está aí: mais um reconhecimento nacional. Estamos felizes em mostrar que é possível inovar e garantir o direito à saúde em diferentes realidades”, afirmou.