» Política

Chico Filho destaca fortalecimento das micro e pequenas empresas com lançamento do "Câmara Empreendedora"

Em parceria com o Sebrae, iniciativa busca apoiar MEIs, incentivar compras públicas locais e modernizar a legislação econômica

Presidente da Câmara de Maceió lança programa para fortalecer micro e pequenas empresas em Maceió - Fotos: Assessoria/ALE-AL

Fortalecer micro e pequenas empresas e abrir caminhos para o crescimento do microempreendedor individual (MEI) são os objetivos do programa Câmara Empreendedora, lançado nesta terça-feira (30/9), durante um café da manhã na Associação Comercial de Maceió. A iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com o Sebrae, busca simplificar e modernizar leis voltadas ao segmento, incentivar compras públicas com fornecedores locais, estimular a educação empreendedora e disseminar boas práticas legislativas.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Chico Filho, ressaltou que o programa representa um marco para o desenvolvimento econômico da capital. “Esse trabalho que vai ser realizado com o Sebrae é fundamental para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Esse programa vai permitir que a equipe técnica e nós, vereadores, possamos sentar à mesa e criar um ambiente em que nossa legislação seja inovadora. É um grande desafio, mas eu tenho certeza que todos os vereadores aqui têm o mesmo desejo, de tornar a Câmara uma impulsora do desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

O programa prevê a criação da Política Municipal de Compras e da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, além de incentivar o Poder Executivo a investir recursos no setor e facilitar a participação dos pequenos negócios em licitações. Atualmente, em Maceió, das 152 mil empresas ativas, quase metade é formada por MEIs, segmento com forte capacidade de geração de renda.

O lançamento contou ainda com a presença de vereadores que confirmaram apoio à ação, como Allan Pierre, David Empregos, Leonardo Dias, Olívia Tenório e Silvania Barbosa. Também participaram do evento o diretor técnico do Sebrae, Keylle Lima, e o presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, que apresentaram propostas para reduzir a burocracia, descentralizar serviços e mapear o comércio nos bairros da capital.