» Sociedade

Papai Noel dos Correios 2025 é lançado em todo o país: veja como adotar uma cartinha

Campanha chega à 36ª edição com foco na sustentabilidade e na conexão entre crianças e padrinhos solidários

Presidente do Correios, Emmanoel Rondon, recebeu alunos do CEI Candagolândia, escola pública do DF - Fotos: Evaldo Cícerto/Correios

A maior campanha natalina do Brasil já começou. Os Correios lançaram nesta sexta-feira (7/11), em Brasília, a edição 2025 do tradicional Papai Noel dos Correios, iniciativa que há 36 anos transforma cartas escritas por crianças em gestos de solidariedade. O evento contou com a presença de alunos da rede pública e a chegada do Bom Velhinho em grande estilo — desta vez, de bicicleta elétrica, simbolizando o compromisso da estatal com a sustentabilidade.

Em mais de três décadas, o projeto já atendeu quase 7 milhões de cartinhas. Somente em 2024, foram adotadas 350 mil cartas. Este ano, a campanha reforça a parceria entre escolas públicas, secretarias de educação, instituições sociais, padrinhos corporativos e voluntários, além dos próprios empregados dos Correios, que ajudaram a criar o projeto.

Segundo o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, o Papai Noel dos Correios é “um símbolo da fraternidade e da generosidade do povo brasileiro”. Ele destacou que a ação nasceu da iniciativa de funcionários e se tornou um dos maiores movimentos sociais do país.

Veja como adotar uma cartinha

Para participar, basta escolher uma carta, comprar o presente e entregá-lo, com a cartinha colada do lado de fora da embalagem, em uma das agências participantes. As cartas podem ser encontradas tanto de forma física nas agências quanto online, no Blog do Noel.

Os presentes devem ser entregues presencialmente, nos pontos indicados pelo blog, e identificados conforme as instruções da campanha. Cada padrinho ou madrinha precisa informar CPF ou CNPJ para que os Correios possam acompanhar o processo de entrega.

Como enviar uma carta

As crianças interessadas devem escrever a carta à mão e entregá-la em uma agência participante ou enviá-la digitalmente pelo Blog do Noel, com o CPF cadastrado. As mensagens não devem conter endereço, telefone ou foto. Após a triagem, as cartinhas ficam disponíveis para adoção em todo o país.