» Sociedade
Números altos de feminicídios expõem deficiências da gestão Paulo Dantas
Apesar de discursos oficiais e ações anunciadas, Alagoas registra dois anos seguidos de aumento nos assassinatos de mulheres motivados por violência de gênero
Os dados mais recentes da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) mostram que o feminicídio voltou a crescer no estado e expõe fragilidades no enfrentamento à violência contra a mulher durante a gestão do governador Paulo Dantas. Embora tenha havido uma queda significativa no segundo ano de governo, o avanço dos números em 2024 e 2025 indica que as medidas adotadas até aqui não têm sido suficientes para frear essa modalidade extrema de crime.
Segundo o Boletim de Crimes Violentos Letais Intencionais, Alagoas registrou 31 feminicídios em 2022, ano de início da gestão. Em 2023, o número caiu para 18 casos, resultado considerado positivo à época. No entanto, o cenário mudou nos anos seguintes: foram 21 feminicídios em 2024 e 24 em 2025, demonstrando uma retomada da curva crescente de homicídios motivados por gênero.
A análise mês a mês também preocupa. Em outubro de 2025, o estado contabilizou quatro feminicídios, contra três no mesmo período de 2024, reforçando o comportamento de alta e a necessidade de medidas mais efetivas de prevenção e proteção às mulheres ameaçadas.
A Secretaria de Segurança Pública, apesar do aumento, afirma que o enfrentamento ao feminicídio é tratado como prioridade, citando ampliação de investigações, monitoramento de medidas protetivas e integração entre forças de segurança. No entanto, especialistas lembram que grande parte das vítimas já havia sofrido outras formas de violência antes de morrer, indicando falhas no bloqueio das ameaças que antecedem o crime.
» MAIS LIDAS
-
1
UNIÃO DOS PALMARES
Dé Mototáxi ignora LAI e pode responder por improbidade administrativa
-
2
MEIO AMBIENTE
PM apreende armas e 25 aves silvestres durante operação ambiental em Ibateguara
-
3
AGRICULTURA FAMILIAR
Presidente da Emater destaca avanço da agricultura familiar com entrega de furgões em Alagoas
-
4
UNIÃO DOS PALMARES
Após denúncias: Ministério Público instaura inquérito contra vereador Nenzinha
-
5
AUMENTO DE CASOS
Números altos de feminicídios expõem deficiências da gestão Paulo Dantas