» Política

Após denúncias de contratos com empresas supostamente ligadas ao crime organizado, Paulo Dantas vai à CPI dar explicações

Governador e secretário de Segurança Pública de Alagoas são convocados pelo Senado para prestar esclarecimentos sobre políticas de segurança

Governador Paulo Dantas - Fotos: Bruno Santos/O Alagoano

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi convidado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, instalada na última terça-feira (4/11), no Senado Federal, para apresentar as ações e estratégias adotadas pelo Estado no combate à criminalidade. O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, também foi convocado para prestar esclarecimentos.

O senador Alessandro Vieira, relator da CPI, afirmou que a comissão pretende ouvir gestores de estados que enfrentam altos índices de violência, conforme dados oficiais. “Com base no artigo 58 da Constituição Federal, convidamos as autoridades para comparecer a esta comissão. Caso seja necessário, utilizaremos o poder da CPI para obter todas as informações. O senhor Paulo Dantas e o senhor Flávio Saraiva representam um dos estados considerados menos seguros do país”, declarou o parlamentar.

A convocação provocou reações políticas. O deputado federal Fábio Costa criticou duramente a gestão estadual em um vídeo publicado nas redes sociais. “Vejam que vergonha para Alagoas. O governador Paulo Dantas e o secretário de Segurança Pública Flávio Saraiva foram convocados para depor na CPI do crime organizado no Senado”, disse o deputado.

Segundo Fábio Costa, a medida é resultado dos altos índices de violência registrados em Alagoas. “Essa convocação acontece porque o estado segue entre os mais violentos do Brasil, ao contrário do que diz a propaganda do governo. O Estado tem gastado milhões em publicidade para mentir sobre a realidade da violência. Quero ver Paulo Dantas explicar tudo isso na CPI”, concluiu.