» Polícia

Suposta lista ligada a fraude em concursos viraliza em União dos Palmares

Documento apócrifo com nomes de moradores circula em grupos de WhatsApp, mas não tem qualquer confirmação da Polícia Federal

Material apreendido durante a Operação Chiado - Fotos: Assessoria/PF

A circulação de uma suposta lista contendo nomes de moradores de União dos Palmares, que teriam ligação com um esquema de fraude em concursos públicos, tomou conta de grupos de WhatsApp desde a noite da última terça-feira (25/11). O documento, porém, é apócrifo, não possui origem identificada e não foi divulgado nem confirmado pela Polícia Federal.

A viralização ocorre após a PF cumprir dez mandados de busca e apreensão em Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, como parte de uma investigação que apura a comercialização de gabaritos e outras práticas de manipulação em certames públicos. Apesar disso, nenhum nome de investigado foi oficialmente revelado pelas autoridades.

Nos mesmos grupos em que a lista circula, também foram compartilhados áudios que mencionam supostos valores cobrados por gabaritos — que chegariam a R$ 100 mil. Assim como o documento, não há comprovação sobre a veracidade desses relatos, e a PF não confirma qualquer informação extraoficial relacionada a valores, nomes ou articuladores do esquema.

Segundo a PF, os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa e fraude em certames de interesse público. A Polícia Federal reforça que as investigações seguem em andamento e que detalhes só serão divulgados quando não houver risco de prejudicar o andamento do caso.