» Sociedade
Consumidores terão redução no custo da energia em dezembro, anuncia Aneel
Mudança no sistema tarifário reflete condições de geração mais favoráveis, embora o acionamento de termelétricas continue necessário.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou, nesta sexta-feira (28/11), que a cobrança extra na conta de luz ficará menor a partir de dezembro. A bandeira tarifária, que em novembro estava no patamar vermelho 1, passará para a bandeira amarela, reduzindo o valor adicional de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
A mudança foi possível devido ao início do período chuvoso no país. Embora a previsão de chuvas para dezembro ainda esteja abaixo da média histórica, o volume esperado supera o registrado em novembro, criando um cenário um pouco mais favorável para a geração de energia. Mesmo assim, a ANEEL alerta que o acionamento de termelétricas seguirá necessário para atender à demanda nacional.
A agência também destacou que a geração solar permanece intermitente, sobretudo à noite e nos horários de maior consumo, o que reforça a necessidade de manter outras fontes em operação.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa ao consumidor o custo real da produção de energia, levando em conta fatores como a disponibilidade hídrica dos reservatórios, a participação das fontes renováveis e o acionamento de usinas térmicas.
A ANEEL reforçou ainda a importância do consumo consciente de energia, medida essencial para evitar desperdícios e ajudar na sustentabilidade do setor elétrico.
» MAIS LIDAS
-
1
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
2
ALAGOAS
Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em cidades de Alagoas nesta terça-feira (20)
-
3
CORRIDA ELEITORAL
Encontro entre Arthur Lira e Coronel Ivon do PRD discute aliança eleitoral para 2026
-
4
VEJA ORIENTAÇÕES
Procon Alagoas alerta consumidores sobre golpes em aluguéis por temporada durante o verão
-
5
UNIÃO E REGIÃO
BPA resgata 27 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular na Zona da Mata alagoana