» Sociedade

Presidente da Emater entrega furgão para fortalecer agricultura familiar em União dos Palmares

Veículo será usado no apoio ao PAA e na modernização da distribuição de alimentos produzidos por agricultores familiares

Presidente da Emater entrega furgão para fortalecer agricultura familiar em União dos Palmares - Fotos: Thiago Sampaio/Agência Alagoas

O presidente da Emater Alagoas, Kil Freitas, realizou nesta terça-feira (16/12) a entrega de um furgão ao município de União dos Palmares, como parte do convênio firmado entre o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O investimento integra ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e à execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O veículo passa a reforçar a estrutura logística do município, especialmente no escoamento da produção rural e na distribuição de alimentos adquiridos junto aos agricultores familiares. O investimento do MDS para aquisição dos furgões destinados aos municípios alagoanos ultrapassa R$ 1,5 milhão, contemplando cidades com bom desempenho na execução do PAA.

De acordo com a Emater, o furgão será utilizado exclusivamente no Projeto Apoio à Modernização de Centrais de Recebimento e Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, que também já forneceu equipamentos como freezers e balanças. A iniciativa busca garantir mais eficiência, organização e qualidade em todas as etapas do processo.

“Estamos avançando com a entrega desses furgões rapidamente e isso é muito importante para que no próximo ano, com a nova proposta do PAA, nós possamos executá-lo, junto aos municípios, da melhor forma. Levar esses equipamentos significa otimizar os processos e facilitar a chegada do alimento a quem mais precisa”, destacou Kil Freitas.

Em 2024, o Programa de Aquisição de Alimentos em Alagoas contou com recursos distribuídos em três portarias, somando mais de R$ 6 milhões em investimentos. A ação beneficiou mais de 1.500 agricultores familiares fornecedores e cerca de 450 entidades cadastradas, com a doação aproximada de 2.300 toneladas de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social.