» Política
Deputado Remi Calheiros propõe criação do Dia Estadual do Gari em Alagoas
Projeto de lei estabelece 16 de maio como data para valorizar trabalhadores da limpeza urbana e promover campanhas educativas
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17/12), a Assembleia Legislativa de Alagoas analisou 35 matérias constantes na ordem do dia, entre elas o Projeto de Lei Ordinária nº 1745/2025, que institui o Dia Estadual do Gari, a ser comemorado anualmente em 16 de maio. De autoria do deputado Remi Calheiros (MDB), a proposta foi aprovada em 1º turno pelos parlamentares.
O deputado justificou a iniciativa como forma de dar visibilidade a uma categoria profissional essencial, que enfrenta desgaste físico intenso e exerce papel fundamental para a sociedade. “O estabelecimento do Dia Estadual do Gari representa um importante passo para combater o processo de invisibilidade social, promovendo o reconhecimento e a valorização de profissionais que mantêm a limpeza urbana e a saúde pública”, afirmou.
Entre as ações previstas com a criação da data, estão campanhas de valorização dos trabalhadores de limpeza urbana, atividades educativas sobre coleta seletiva e preservação ambiental em escolas e espaços públicos, além de palestras e seminários sobre segurança no trabalho e saúde ocupacional. Também está prevista a realização de eventos para reconhecimento público desses profissionais.
O projeto seguirá para 2º turno de votação, e caso seja aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para sanção e transformação em lei.
» MAIS LIDAS
-
1
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF
-
5
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados