» Polícia
Alagoas prende um dos oito foragidos mais procurados em ação integrada com Santa Catarina
“Coroa”, foragido do Programa Captura, foi capturado após denúncia anônima e ação integrada das forças de segurança
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) anunciou nesta segunda-feira (22/12) a prisão de um dos criminosos mais procurados do estado, identificado pelo apelido de “Coroa”. Ele é apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho e atuava em Marechal Deodoro, respondendo por tráfico de drogas e homicídios, tanto qualificados quanto simples.
A captura ocorreu duas semanas após o Governo Federal divulgar a lista dos mais procurados pelo Programa Captura, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Coroa” foi localizado e detido pela Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), após denúncia anônima e trabalho de inteligência integrado entre as forças de segurança de Alagoas e Santa Catarina.
O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, destacou a importância da participação da população. “Foi a partir dessas informações que conseguimos localizar o suspeito em Santa Catarina e efetuar a prisão em uma ação integrada com a polícia daquele estado, com o apoio fundamental do serviço de inteligência da Rotam”, afirmou.
A SSP/AL segue na busca pelos outros sete procurados da lista: José Emerson da Silva (Nem Catenga/Jovem/Abençoado), Kayo Nascimento de Magalhães (Rafinha/99), Givaldo Barbosa de França (Quinzinho), Wilton Ramos da Silva (Lucerna), Marcos Pedro da Silva Monteiro (Serofinho), José Mariano dos Santos (Rato) e Wilson Marques de Albuquerque (Zé Dirceu/Alex). Denúncias podem ser feitas de forma sigilosa pelo Disque-Denúncia 181.

Programa Captura reúne os criminosos mais procurados do país
O Programa Captura, lançado em 8/12/2025 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, disponibiliza a plataforma gov.br/captura, que lista os criminosos prioritários de cada estado. O critério de seleção avalia gravidade dos crimes, envolvimento em organizações criminosas, atuação interestadual e quantidade de mandados de prisão em aberto.
O MJSP afirma que a iniciativa fortalece a cooperação entre esferas federal e estadual, facilita a troca de informações e incentiva a participação da população na segurança pública. Além disso, será criada uma célula operacional do Programa Captura no Rio de Janeiro para dar suporte às polícias estaduais e agilizar a localização de foragidos que se deslocam entre diferentes regiões do país.
» MAIS LIDAS
-
1
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
5
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF