» Sociedade

Governo lança site com lista dos 216 foragidos mais procurados do país

Ferramenta integra o Programa Captura e reforça cooperação entre estados para localizar criminosos de alta periculosidade.

Foragidos mais procurados do Brasil - Fotos: Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (8/12), o site gov.br/captura, plataforma que reúne a lista dos 216 foragidos mais procurados do Brasil. Cada estado selecionou oito nomes considerados prioritários, seguindo uma matriz de risco que levou em conta fatores como gravidade dos crimes, vínculo com organizações criminosas, atuação interestadual e número de mandados de prisão.

Segundo o MJSP, a lista representa “um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”. A ferramenta também facilita o intercâmbio de informações entre os estados e incentiva a colaboração direta da população.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio dos números 190 e 197.

O site integra o Programa Captura, iniciativa nacional voltada à identificação, localização e prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. Como parte das ações, o ministério também anunciou a instalação de uma célula operacional do programa no Rio de Janeiro, estado frequentemente usado como refúgio por foragidos de diversas regiões.

A nova estrutura, segundo a pasta, garantirá apoio às polícias estaduais e dará mais agilidade à troca de informações para encontrar e deter os criminosos.