» Sociedade

Janeiro Roxo reforça alerta para diagnóstico precoce da hanseníase em Alagoas

Sesau orienta população sobre sintomas, formas de transmissão e tratamento gratuito pelo SUS

Médico examina mão de jovem - Fotos: Ascom Sesau

Com o início do Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da hanseníase em todo o país, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) intensifica as orientações à população sobre prevenção, identificação dos sintomas e acesso ao tratamento da doença.

De acordo com a assessora técnica do Programa Estadual de Vigilância e Eliminação da Hanseníase, Itanielly Queiroz, a enfermidade é infecciosa, de evolução crônica, e provocada por bactérias do gênero Mycobacterium. A transmissão ocorre principalmente pelo contato próximo e prolongado com pessoas infectadas que ainda não iniciaram o tratamento.

A especialista explica que, apesar de antiga, a hanseníase ainda é cercada por estigmas sociais e pode ser identificada por sinais como manchas claras ou avermelhadas na pele, alterações na sensibilidade, formigamento em mãos e pés e comprometimento dos nervos periféricos, além do surgimento de nódulos pelo corpo, alguns dolorosos.

Segundo a Sesau, a principal estratégia de prevenção está no diagnóstico precoce e no acompanhamento das pessoas que convivem com pacientes em estágio avançado da doença, conhecido como multibacilar. Nesses casos, a transmissão acontece pelas vias aéreas, mas é interrompida rapidamente após o início da medicação adequada.

Ainda conforme a orientação técnica, após 72 horas da primeira dose supervisionada do tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença. O acompanhamento terapêutico dura entre seis e doze meses, a depender do quadro clínico.

A Secretaria de Saúde reforça que todo o tratamento da hanseníase é oferecido de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos são disponibilizados exclusivamente pela rede pública, o que torna essencial a busca por atendimento médico ao surgirem os primeiros sinais da doença.