» Polícia

Polícia Ambiental registra nove ocorrências e combate crimes ambientais em Joaquim Gomes

Fiscalização resulta em apreensão de armas, animais silvestres e materiais usados na caça ilegal

Ação em Joaquim Gomes resultou em apreensão - Fotos: Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou uma operação de fiscalização no município de Joaquim Gomes, na Zona da Mata alagoana, nessa quinta-feira (8/1), que resultou no registro de nove ocorrências relacionadas a crimes ambientais e outras irregularidades.

A ação teve início após o recebimento de uma denúncia anônima. Em um dos endereços averiguados, os militares constataram a manutenção ilegal de aves silvestres em cativeiro, prática tipificada como crime ambiental pela Lei nº 9.605/1998. No local, foram encontradas quatro aves mantidas sem autorização dos órgãos competentes.

Durante a abordagem, o morador também admitiu a prática de caça predatória e informou possuir uma espingarda calibre 28, além de uma espingarda de pressão. Em um segundo imóvel fiscalizado pela guarnição, outro homem confirmou a caça ilegal e a posse de uma espingarda calibre 36.

Diante dos fatos, os dois envolvidos foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Joaquim Gomes para a adoção dos procedimentos cabíveis. As ações resultaram na apreensão de três animais silvestres resgatados, duas espingardas de calibres 28 e 36, nove munições, quatro espingardas artesanais, um teju abatido, além de uma ratoeira e uma rede irregular utilizada para captura de animais.

Segundo a PM, operações como essa reforçam o combate aos crimes ambientais e a proteção da fauna silvestre, além de coibir a caça e a posse irregular de armas no interior do estado.