» Polícia
Com prisão de dois dos mais procurados, saiba quem ainda é alvo da Justiça em Alagoas
Capturas recentes avançam no combate ao crime organizado, mas lista do Programa Captura ainda reúne seis foragidos prioritários no estado
A prisão de dois dos criminosos mais procurados de Alagoas marcou um avanço relevante no enfrentamento ao crime organizado no estado, mas as forças de segurança seguem mobilizadas para localizar outros seis nomes considerados de alta periculosidade. As capturas recentes fazem parte do Programa Captura, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública que integra ações federais e estaduais para localizar foragidos com atuação interestadual.
Na noite desta quarta-feira (14), a Polícia Civil de Alagoas confirmou a prisão de Givaldo Barbosa de França, conhecido como “Quinzinho”, apontado como uma das principais lideranças de facção criminosa em atuação no estado. Ele foi localizado no Paraná após trabalho de inteligência e investigação conduzido pela Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), sob coordenação do delegado Thales Araújo.
“Quinzinho” figurava entre os mais procurados da Justiça alagoana, com condenações definitivas que ultrapassam 40 anos de reclusão, o que levou, inclusive, à divulgação de sua imagem em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça. Após o recambiamento, ele foi trazido para Alagoas e conduzido, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), à Central de Flagrantes, onde foram adotados os procedimentos legais.
Antes disso, em 22 de dezembro de 2025, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas anunciou a prisão de outro alvo prioritário da Justiça, conhecido pelo apelido de “Coroa”. Apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho, ele atuava em Marechal Deodoro e respondia por tráfico de drogas e homicídios. A captura ocorreu em Santa Catarina, após denúncia anônima e trabalho de inteligência integrado entre as forças de segurança dos dois estados, com atuação da Rotam.
Mesmo com essas duas prisões, Alagoas ainda tem seis nomes na lista de foragidos prioritários do Programa Captura. São eles:
• Kayo Nascimento de Magalhães (Rafinha)
• José Emerson da Silva (Jovem / Nem Catenga)
• Jose Mariano dos Santos (Rato)
• José Ronaldo da Silva Santos (Ronaldo)
• Marcos Pedro da Silva Monteiro (Serofininho)
• Wilson Marques de Albuquerque (Zé Dirceu / Alex)
• Wilton Ramos da Silva (Lucerna)
O Programa Captura foi lançado pelo Ministério da Justiça em dezembro de 2025 e utiliza critérios como gravidade dos crimes, envolvimento com organizações criminosas, atuação interestadual e quantidade de mandados de prisão em aberto para definir as prioridades. A plataforma gov.br/captura centraliza informações e incentiva a colaboração da sociedade por meio de denúncias.
Segundo as autoridades, a retirada de lideranças criminosas de circulação enfraquece a estrutura das facções e amplia a sensação de segurança. As forças de segurança reforçam que as operações continuam e que a participação da população, de forma anônima, segue sendo considerada estratégica para a localização dos foragidos que ainda estão sendo procurados.
» MAIS LIDAS
-
1
"CEMITÉRIO" DE AMBILÂNCIAS
Parlamentar expõe abandono de ambulâncias em Rio Largo e critica gestão Paulo Dantas
-
2
ALTO DA BOA VISTA
Polícia prende suspeito por tráfico de drogas durante patrulhamento em São José da Laje
-
3
TEVE INÍCIO EM MACEIÓ
PM apreende mais de 62 kg de drogas e prende suspeito por tráfico e uso de arma de fogo em Alagoas
-
4
MORADOR DE UNIÃO DOS PALMARES
Motociclista fica ferido após colisão com carreta em rodovia de Messias
-
5
ZONA DA MATA
Mulher é presa por tráfico após suspeito fugir durante abordagem policial em União dos Palmares