» Sociedade

Evento “Xangô Rezado Alto” promove debate sobre resistência e memória em União dos Palmares

Programação acontece nesta segunda-feira (27) e reúne ações voltadas à reparação histórica e aos direitos humanos

Xangô Rezado Alto - Fotos: O Alagoano

Eestá acontecendo, na manhã desta segunda-feira (27/1), em União dos Palmares, a programação do “Xangô Rezado Alto”, iniciativa voltada ao fortalecimento da memória histórica, da resistência do povo negro e à promoção dos direitos humanos em Alagoas. As atividades ocorrem das 9h às 12h, no auditório da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere), reunindo representantes do poder público, movimentos sociais e a população.

A ação integra uma agenda estadual de enfrentamento à intolerância religiosa e de valorização das religiões de matriz africana, com foco na reparação histórica e na construção de políticas públicas de inclusão social e igualdade racial. Durante a programação, são debatidos temas como racismo estrutural, respeito à diversidade religiosa e garantia de direitos.

O evento segue nesta terça-feira (28), em Arapiraca, onde a programação será realizada no auditório da Uneal, no mesmo horário. A proposta é ampliar o diálogo em diferentes regiões do estado, fortalecendo a conscientização e o acesso à informação.

Além dos debates, a iniciativa também reforça a divulgação dos canais de denúncia e acolhimento a vítimas de intolerância religiosa, orientando a população sobre os serviços disponíveis para a proteção e defesa dos direitos humanos em Alagoas.