» Sociedade

Alagoas cria comissões para concursos com 320 vagas na Polícia Civil e na Fapeal

Estruturas organizadoras vão coordenar etapas dos certames e preparar editais para cargos efetivos e cadastro de reserva

Polícia Civil de Alagoas - Fotos: Ascom PCAL

Foram formalizadas as comissões responsáveis por conduzir os concursos públicos voltados à Polícia Civil de Alagoas e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Os colegiados passam a responder por todas as fases preparatórias dos certames, desde a elaboração de estudos técnicos até a futura contratação da banca organizadora e publicação dos editais.

As duas comissões terão presidência ligada à área de gstão de pessoal do Estado e contarão com representantes de diferentes órgãos. No caso da seleção para a Polícia Civil, o grupo reúne integrantes da área de planejamento administrativo, membros da própria corporação e representante da Procuradoria-Geral do Estado. Já a comissão da Fapeal é formada majoritariamente por técnicos da área de gestão pública, além de representantes jurídicos e da própria fundação.

O concurso da Polícia Civil prevê 300 oportunidades para os cargos de agente e escrivão. Metade das vagas será destinada à nomeação imediata, enquanto as demais formarão cadastro de reserva. A estimativa de impacto anual com as contratações é de pouco mais de R$ 24 milhões.

Na Fapeal, a seleção oferecerá 20 vagas para gestor especializado em ciência e tecnologia, sendo 10 para preenchimento direto e 10 para reserva técnica. O impacto financeiro anual projetado é de cerca de R$ 1,7 milhão.

Com a criação desses dois novos grupos de trabalho, chega a quinze o número de comissões já instituídas para organizar concursos em diferentes áreas da administração estadual, incluindo setores como segurança pública, saúde, educação, previdência, regulação de serviços, infraestrutura e ensino superior.

Os próximos passos envolvem a definição do modelo de seleção e a contratação das instituições que aplicarão as provas. As regras completas, como datas, conteúdos e critérios de participação, serão divulgadas futuramente em atos oficiais. Até lá, candidatos interessados devem acompanhar as publicações oficiais para não perder prazos e atualizações.