» Polícia
Operação da Polícia Federal apura crimes ambientais em área histórica da Serra da Barriga
Investigação mira suspeito de invasão, desmatamento e queimadas em monumento nacional localizado em União dos Palmares
A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta segunda-feira (10/2), a Operação Kimbundu, com o objetivo de apurar a atuação de um homem suspeito de cometer crimes ambientais e patrimoniais em uma área protegida do Monumento Nacional Serra da Barriga, em União dos Palmares.
Segundo as investigações, o alvo teria ocupado de forma irregular o território tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), promovendo desmatamento, queimadas e avançando sobre uma região de alto valor histórico e ambiental. O local é reconhecido nacionalmente por sua importância cultural, por abrigar vestígios do antigo Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil.
Além dos danos ao meio ambiente e ao patrimônio histórico, a apuração aponta indícios de ameaças e intimidações contra guardas florestais ligados à Fundação Cultural Palmares, responsáveis pela preservação e vigilância da área.
Durante a operação, foram cumpridas medidas de investigação autorizadas pela Justiça Federal, com foco na coleta de provas que possam embasar a responsabilização do investigado pelos crimes ambientais e outros ilícitos eventualmente identificados no curso das apurações.
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
ALAGOAS
Polícia Civil instaura inquérito para apurar acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
4
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220
-
5
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)