» Sociedade

Mais de 2,2 mil eleitores de União dos Palmares ainda não fizeram biometria

Levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas aponta pendências no cadastro; prazo para regularização segue até 6 de maio

Fórum Eleitoral de União dos Palmares - Fotos: Reprodução/Google Maps

Um levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) mostra que milhares de eleitores ainda não realizaram o cadastro biométrico no estado. Em União dos Palmares, por exemplo, 2.230 eleitores ainda não fizeram a coleta das digitais junto à Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, a cidade aparece entre os municípios com maior número de pendências. No ranking estadual, os maiores registros são de Maceió, com 35.292 eleitores sem biometria, seguida por Arapiraca (8.189), Rio Largo (3.884) e Palmeira dos Índios (2.654).

Outros municípios também apresentam números expressivos de eleitores que ainda não fizeram o procedimento, como São Miguel dos Campos (2.384), Marechal Deodoro (2.201), Delmiro Gouveia (2.171), Penedo (2.052) e Coruripe (1.968).

A biometria é considerada uma etapa importante para reforçar a segurança do processo eleitoral, já que utiliza impressões digitais, fotografia e assinatura digital para confirmar a identidade do eleitor.

Para regularizar a situação, os eleitores devem agendar atendimento no site da Justiça Eleitoral até 6 de maio. No dia marcado, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há, no máximo, 90 dias. Durante o atendimento, são coletadas as digitais de todos os dedos, foto e assinatura, além da atualização dos dados cadastrais.