» Sociedade

Carro elétrico ganha nova cota zero e pode pesar menos no bolso do consumidor

Medida do Gecex-Camex renova benefício para modelos desmontados e semidesmontados, enquanto tarifa maior segue no radar

carros elétricos em concessionária brasileira - Fotos: ILUSTRAÇÃO DIGITAL

O Gecex-Camex renovou cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados CKD e SKD, a partir de 1º de julho.

A medida vale por seis meses, soma US$ 463 milhões e mira ampliar oferta, segurar preços e incentivar montagem final no Brasil.

Mesmo com a cota, o cronograma de tarifas foi mantido: SKD paga 35% em julho e CKD chega a 35% em janeiro de 2027.

Em Alagoas, o consumidor pode sentir reflexos nos preços, enquanto o país tenta equilibrar importação, emprego e indústria nacional.