» Sociedade

Brasil retoma fábrica bilionária e mira independência em fertilizantes

Unidade em Três Lagoas deve receber mais de R$ 5 bilhões e reforçar abastecimento para o agronegócio nacional

fábrica de fertilizantes da Petrobras em obras - Fotos: ILUSTRAÇÃO DIGITAL

O Brasil assinou contratos para retomar a UFN-III, fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas, parada desde 2015.

O projeto terá mais de R$ 5 bilhões em investimentos e integra o Novo PAC, com previsão de operação comercial em 2029.

A unidade deve produzir 3,6 mil toneladas de ureia e 2,2 mil toneladas de amônia por dia, reduzindo importações do setor.

No Brasil e em Alagoas, a retomada pode refletir no agro, nos custos do campo e na segurança alimentar das famílias.