» Sociedade

Erro médico: Idosa vai corrigir fratura e tem perna amputada no HGE

A direção da unidade de saúde informou que abriu sindicância para apurar o caso e afastou a toda a equipe médica responsável pela cirurgia

Uma idosa de 73 anos, cuja identidade foi preservada, teve uma das pernas amputadas durante um procedimento cirúrgico no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, nesta sexta-feira (21/4). A informação foi confirmada à imprensa pela unidade de saúde.

O procedimento foi desnecessário e é tratado como erro médico pelo hospital, que a direção abriu sindicância para apurar o caso e afastou a toda a equipe médica responsável pela cirurgia. 

Segundo informações, a mulher deu entrada no HGE na última quarta-feira (19), para corrigir uma fratura no tornozelo. No entanto, ela teve a perna amputada na altura da coxa.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL) emitiu uma nota lamentando o episódio e disse que está prestando toda assistência à paciente e à família dela.

"A direção do Hospital Geral do Estado vem a público informar que foi aberta sindicância para apurar as circunstâncias que levaram ao erro médico em uma cirurgia realizada nesta sexta-feira (21), que causou a amputação da perna de uma paciente. Para preservá-la, não será divulgado seu nome. 

A Secretaria de Estado da Saúde lamenta profundamente o ocorrido e informa que já está prestando toda a assistência necessária à paciente e à família. A direção já afastou toda a equipe médica envolvida para apuração rigorosa do acontecido".