» Sociedade

Alagoas registra baixa procura por vacina da influenza; Sesau faz apelo para imunização

Até o momento, apenas 29,82% do público-alvo tomou a vacina

Após quase um mês do início da campanha de vacinação contra a gripe, Alagoas ainda não conseguiu atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que é ter ao menos 90% do público prioritário imunizado contra o vírus influenza.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), apenas 29,82% tomaram a vacina. Devido ao baixo índice de cobertura, apela para que a população se vacine, uma vez que o Brasil está em pleno período sazonal para a  doença, que além de provocar internações, pode levar à morte.

Em 2022, Alagoas registrou 79 casos confirmados de Influenza e 47 óbitos, conforme dados do Ministério da Saúde. De janeiro a abril deste ano já são 203 casos confirmados e quatro óbitos por Influenza.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até 31 deste mês e está disponível nos postos de vacinação dos 102 municípios do Estado, sendo necessário apresentar o Cartão de Vacina.

Devem ser vacinados os idosos a partir dos 60 anos, os trabalhadores da saúde, as crianças maiores de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros. Também integram o grupo prioritário, os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, integrantes das forças de segurança e salvamento, das Forças Armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.