» Política

Vereadores da oposição e da situação batem boca durante sessão em Atalaia

Discussão sobre requerimento levou à suspensão da sessão.

A manhã da última terça-feira (31/10), na Câmara Municipal de Atalaia, foi marcada por uma acalorada discussão entre os vereadores Anilson Junior (MDB), Marcos Rebollo (MDB) e Janaina do Cal (MDB) durante a votação de requerimentos e indicações.

O desentendimento teve início quando Janaina pediu que fosse retirado de pauta o requerimento n° 02/2023, de autoria do vereador Marcos, que solicitava à prefeita Ceci Rocha os extratos dos gastos com o recurso da concessão da BRK.

"Eu solicito do presidente desta Casa que seja retirado de votação esse requerimento, bem como os demais que foram lidos anteriormente, pois de acordo com os artigos 101 a 103 do regimento interno, esta matéria não cabe requerimento", argumentou a parlamentar.

"Mas cabe o quê, vereadora?", questionou Marcos. "Requerimento é todo pedido verbal ou escrito formulado por qualquer vereador ou comissão ao presidente ou à mesa. Portanto, requerimento é um documento de redação interna", explicou Janaina.

A discussão se intensificou quando o Marcos Rebollo questionou as intenções da colega, insinuando que ela votaria contra o requerimento. A partir daí, a troca de acusações resultou em uma discussão bastante acalorada.

O vereador Anilson, ao tomar a palavra, também sugeriu que o requerimento fosse retirado de pauta e encaminhado ao jurídico da Casa. Ele enfatizou a importância de avaliar a pertinência de qualquer requerimento, independentemente do autor, para garantir a legalidade das ações.

"Era para tirar daqui da Casa Vossa Excelência, que vem fazendo maldade com a educação, na qual você é professor e vota contra ela. Chega aqui nessa Casa para fazer média", disparou Marcos contra Anilson, que pediu respeito ao colega.

Diante do clima exaltado e da interrupção da sessão, o presidente da Câmara de Atalaia tomou a decisão de suspender a reunião.

Veja o vídeo na integra: