» Política
Deputado Cabo Bebeto critica decisão do STF que pune imprensa por fala de entrevistado
Punição será aplicada em casos de "indícios concretos de falsidade" da imputação ou se o veículo deixou de observar o "dever de cuidado".
Nessa quinta-feira (30/11), o deputado Cabo Bebeto (PP) trouxe à pauta da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabelece a responsabilidade civil dos veículos de comunicação por declarações feitas por entrevistados em reportagens jornalísticas.
A decisão, que já está em vigor, despertou críticas por parte do parlamentar, que enfatizou a preocupação de entidades jornalísticas expressa em uma nota conjunta divulgada no último dia 28.
"A decisão está valendo e muitos desses jornalistas, que aplaudiram a chamada 'ditadura de toga', agora irão responder pela palavra dos outros", destacou o deputado, apontando para as possíveis implicações dessa mudança de paradigma.
Segundo a nova jurisprudência, a empresa jornalística pode ser responsabilizada quando há a publicação de entrevistas nas quais o entrevistado acusa falsamente outra pessoa de cometer um crime, desde que, à época da divulgação, existissem "indícios concretos" da falsidade da imputação. Além disso, é necessário que o veículo tenha negligenciado o "dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos e na divulgação da existência de tais indícios".
A responsabilização prevista envolve a possibilidade de indenizações por danos morais. A tese foi sugerida pelo ministro Alexandre de Moraes e recebeu o respaldo dos demais ministros do STF.
» MAIS LIDAS
-
1
Colisão
Adolescente perde controle de moto e bate em carro em Japaratinga
-
2
Eleições 2026
Com 24 anos na segurança pública, Ivanildo Gomes lança pré-candidatura a deputado estadual
-
3
ESTUDO
DIEESE aponta que salário mínimo ideal ultrapassa R$ 7 mil para sustentar família no Brasil
-
4
POR RICARDO GOMES
Antônio Albuquerque: o reforço de peso que Renan Filho ganhou neste domingo
-
5
Arraial sinfônico
Concerto Junino da Filarmônica de Alagoas celebra cultura nordestina