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Rede estadual: Ano letivo de 2024 começa no dia 15 de fevereiro em Alagoas

Publicação relaciona diretrizes de gestão escolar e ações pedagógicas que, em 2024, vão abordar o compromisso social com a equidade.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou portaria que estabelece as diretrizes pedagógicas para as escolas, definindo o dia 15 de fevereiro de 2024 como a data do início das aulas. O recesso escolar vai acontecer entre 17 de junho e 1º de julho.

Ao longo dos 200 dias letivos, as atividades pedagógicas serão norteadas pelo tema ???Comunidade escolar e território: participação, interação e compromisso social com a equidade???. O objetivo é estimular a elaboração de pesquisas e projetos junto aos territórios e às pessoas, aprimorando o debate sobre desenvolvimento sustentável e propiciando o engajamento e a aprendizagem dos estudantes. 

Nesse sentido, todos terão a oportunidade de participar de eventos já tradicionais no calendário escolar, como Encontro Estudantil, Desfile Cívico e Jogos Estudantis de Alagoas, como explica a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa.

???Todas essas ações buscam fomentar o protagonismo juvenil, para que nossos alunos sejam sujeitos de suas próprias histórias. Isso também é resultado de programas como o Cartão Escola 10, que auxilia o estudante do ensino médio e se tornou um exemplo para o Brasil???, afirma a superintendente, destacando, ainda, o alcance de outros programas exitosos, como o ???Vem Que Dá Tempo???, que promove o resgate de pessoas que estavam afastadas da escola, e o ???Daqui pra o Mundo??? ??? que vai garantir para 50 alunos da rede a oportunidade de fazer um intercâmbio na Inglaterra.

 Orientações

 A portaria publicada no Diário Oficial do Estado também esclarece diversos pontos sobre o calendário escolar, como o tempo reservado para a recuperação final, que não deve ser contabilizado como dia letivo.

O documento faz referência, ainda, ao Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), à formação de gestores escolares e à realização de avaliações diagnósticas, entre outras atividades que buscam a melhoria dos indicadores educacionais no estado.