» Política

Agora é lei: Palmarinos já podem solicitar instalação de eliminadores de ar à Verde Alagoas

Objetivo é reduzir os custos na conta de água da população de União dos Palmares.

O projeto de lei, de autoria do vereador Neto Cavalcanti, que obriga a Verde Alagoas a instalar eliminadores de ar na tubulação de água dos imóveis em União dos Palmares, foi sancionado pelo prefeito do município, Areski Freitas.

A proposta tem como objetivo reduzir os custos na conta de água da população palmarina e estabelece como obrigação da empresa concessionária o financiamento e a instalação do mecanismo, mediante solicitação do consumidor.

O equipamento que antecede o hidrômetro bloqueia a passagem de ar, o que pode resultar em uma medição exagerada no consumo de água, reduzindo os custos na fatura em 30% a 40%, justifica o parlamentar.

Após solicitação por escrito do consumidor, a Verde Alagoas terá um prazo máximo de 90 dias para realizar a instalação do equipamento, que deverá estar em conformidade com a legislação estabelecida pelo Inmetro.

A concessionária de serviços de abastecimento de água e esgoto deve informar ao consumidor, na conta mensal de água, a possibilidade de instalação do equipamento eliminador de ar, mediante solicitação, durante três anos após a publicação desta Lei.

Com a publicação da Lei, válida para todos os consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, comerciais ou industriais, os hidrômetros devem ser instalados já equipados com eliminador de ar, independentemente de solicitação do consumidor.

O Portal O Alagoano entrou em contato com a Verde Alagoas e aguarda um posicionamento da empresa em relação ao projeto sancionado.