» Política
Lula já abriu mais concursos públicos do que Bolsonaro em quatro anos
Em apenas um ano e dois meses, governo Lula abre 56% mais vagas do que Bolsonaro.
O governo do presidente Lula tem superado significativamente o antecessor, Jair Bolsonaro, em termos de abertura de concursos públicos. Em apenas um ano e dois meses de mandato, o atual governo autorizou a abertura de 13,1 mil vagas em concursos, um aumento de 56,42% em relação ao governo anterior.
Nesta quinta-feira (22/2), foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) os editais para dois novos concursos públicos, com a promessa de preencher mais de 4 mil vagas na Caixa Econômica Federal (CEF), das quais 3,2 mil são imediatas.
Entre os órgãos mais proeminentes em termos de abertura de vagas em 2023, o Ministério do Trabalho se destacou com 900 oportunidades para auditores-fiscais do Trabalho. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 895 postos para analistas, pesquisadores e técnicos, seguido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com 814 vagas para analistas, pesquisadores e tecnologistas.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também contribuiu para esse panorama com a criação de 742 vagas para analistas e engenheiros. E, por fim, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) anunciou mais 502 vagas, contemplando áreas como economia, antropologia, arquitetura, indigenismo e sociologia.
No início do governo Bolsonaro, em 2019, o então ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu ???travar??? os concursos públicos no país. ???A primeira coisa, concursos públicos. Trava esse negócio aí???, disse ele.
» MAIS LIDAS
-
1
UNIÃO DOS PALMARES
Urgente: Ônibus cai em ribanceira na Serra da Barriga
-
2
TRAGÉDIA
Veja quem são as vítimas do acidente que deixou 18 mortos em União dos Palmares
-
3
Tragédia
17 pessoas morrem em grave acidente com ônibus na Serra da Barriga
-
4
NA SERRA DA BARRIGA
Governo de Alagoas homenageia Dia da Consciência Negra com vídeo 100% produzido por profissionais negros
-
5
Nesta segunda
Educação confirma suspensão de aulas da rede estadual em União dos Palmares