» Política

Deputado Fábio Costa usa tragédia com suicídio em shopping para criticar Paulo Dantas

Estatísticas desmentem negligência no combate à violência contra mulheres em Alagoas.

O deputado federal Fábio Costa utilizou as redes sociais para abordar o recente assassinato de uma mulher em um shopping na parte alta de Maceió, ocorrido no último domingo (25/2). O autor do crime foi identificado como ex-companheiro da vítima, que posteriormente cometeu suicídio.

Costa aproveitou a tragédia para direcionar críticas ao governador Paulo Dantas, acusando-o de negligência no enfrentamento da crescente violência, especialmente contra mulheres. Em uma publicação acompanhada de um vídeo, o parlamentar lamentou o ocorrido e destacou que casos como esse não são isolados.

No entanto, contrariando as declarações do deputado, dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam para uma estabilidade nos índices de criminalidade em Alagoas desde 2019. No que diz respeito aos feminicídios, segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o estado registrou uma redução significativa desse tipo de crime no ano passado.

Em 2023, foram contabilizados 19 feminicídios, representando uma diminuição de 39% em comparação com o ano anterior e de 59% em relação a 2019, quando Alagoas passou a adotar o termo "Feminicídio" para designar as mortes de mulheres por razões de gênero.