» Geral
Quarentena é implementada no Presídio de Segurança Máxima de Maceió após casos de catapora
Ao todo, 26 presos foram isolados para serem monitorados por risco de contaminação

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) instaurou uma quarentena no Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM) após a confirmação de sete casos de catapora (varicela). A medida visa proteger a saúde dos servidores e reeducandos e evitar uma contaminação em massa.
Até o momento, 26 reeducandos estão em quarentena: sete confirmados com a doença e 19 que tiveram contato com os infectados, embora sem sintomas. Entre os diagnosticados, três já estavam sendo monitorados pela equipe de Saúde da Seris, enquanto os outros quatro foram isolados após o diagnóstico no dia 14.
O presídio abriga atualmente 978 pessoas, número bem superior aos que estão em quarentena. Na última quinta-feira (16), os 19 reeducandos sem sintomas foram vacinados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Além da vacinação, todos os servidores e policiais penais estão usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras e luvas.
» LEIA TAMBÉM
A supervisora da Gerência de Saúde da Seris, Elicélia Cavalcante, ressaltou que as medidas são preventivas para controlar a doença, destacando que a catapora é altamente contagiosa e que não há outros casos suspeitos no momento.
Para reduzir o contágio, as visitas e atendimentos externos estão suspensos por 30 dias, mas as atividades essenciais, como o translado de alimentação, continuam. O ouvidor da Seris, Carlos Palagani, assegurou que os familiares dos reeducandos terão acesso às informações através da ouvidoria e do serviço social do presídio, apesar da suspensão das visitas.
Palagani também recomendou ao Tribunal de Justiça a suspensão das audiências para evitar a disseminação da doença entre servidores da Seris e da Justiça.
A Seris continua com a prevenção, mantendo o calendário de vacinas e imunizações atualizado. Todos os servidores são periodicamente vacinados, e os reeducandos são imunizados antes de ingressarem no sistema prisional.
» MAIS LIDAS
-
1
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura
-
2
HOSPITAL PARTICULAR
Homem invade centro cirúrgico durante procedimento e PM é acionada em Maceió
-
3
ENCONTRADA MORTA
Saiba quem é a Diaba Loira e o caminho que levou à sua morte: "só saio no caixão"
-
4
APRESENTAVA SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Mulher é presa após invadir casa do ex e ameaçá-lo de morte em União dos Palmares
-
5
SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Homem sofre queda de moto em União dos Palmares e é socorrido pelo Corpo de Bombeiros