» Política
PL de Alexandre Ayres estabelece protocolo para realização do “teste da linguinha”
Alexandre Ayres destacou durante sua justificativa que a intervenção precoce pode prevenir dificuldades futuras significativas para os recém-nascidos
Nesta sexta-feira (14/06), a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) aprovou por unanimidade o projeto de lei ordinária nº 333/2023, que visa instituir o protocolo de avaliação do frênulo da língua em recém-nascidos, popularmente conhecido como “teste da linguinha”. A iniciativa é de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que defendeu a importância da medida para a saúde e desenvolvimento das crianças.
Segundo o texto da proposta, o objetivo principal é diagnosticar precocemente problemas relacionados ao frênulo lingual, uma condição que pode impactar negativamente na amamentação, fala e deglutição dos bebês.
O “teste da linguinha”, uma prática simples e eficaz, possibilita identificar casos em que há necessidade de intervenção cirúrgica corretiva. Alexandre Ayres destacou durante sua justificativa que a intervenção precoce pode prevenir dificuldades futuras significativas para os recém-nascidos.
“Essa medida contribuirá para a promoção da saúde dos recém-nascidos e para a prevenção de problemas que podem comprometer seu desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou o deputado.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
3
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
4
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
5
ALAGOAS EM ALERTA
Chuvas intensas elevam níveis de rios e ameaçam comunidades ribeirinhas