» Política

Paulo Dantas assina ordens de serviço para construção de 3 universidades

Palmeira dos Índios, Arapiraca e São Miguel dos Campos serão os polos dessas unidades

Pacote de investimentos para ensino superior anunciados pelo governador é o maior que Alagoas já viu - Fotos: Pei Fon/Agência Alagoas

Em uma iniciativa histórica para ampliar o acesso à educação superior e impulsionar o desenvolvimento regional, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, assinou neste domingo (23/06) as ordens de serviço para a construção de três universidades públicas em municípios do interior do estado.

As instituições, que serão instaladas em Palmeira dos Índios, Arapiraca e São Miguel dos Campos, vão oferecer cursos de graduação em diversas áreas de conhecimento. As obras representam um investimento de R$ 37.500 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

“Acredito muito na educação e por isso o governo investe desde a creche até o ensino superior. Com esses campi, estamos ampliando a oferta de vagas universitárias e oferecendo mais oportunidades para os alagoanos", destacou o chefe do Executivo Estadual.

As novas unidades da Uneal, sendo uma expansão nos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios, e um novo prédio na cidade de São Miguel dos Campos, serão entregues seguindo a mesma estrutura, com 12 salas de aula, banheiros, laboratórios, espaço administrativo, refeitório, biblioteca e quadra poliesportiva. Cada unidade terá capacidade para atender até 1.200 estudantes.

As ordens de serviço foram assinadas com a presença do reitor da Uneal, Odilon Máximo, deputados federais e estaduais, autoridades locais, representantes das empresas responsáveis pelas obras e membros da Uneal. As obras das universidades devem iniciar imediatamente e estão previstas para serem concluídas em 120 dias.

Bolsas

Além disso, para alunos oriundos de escolas públicas que cursam licenciatura, especialmente em ciências exatas, e que estejam no CadÚnico, o Governo do Estado vai disponibilizar bolsas permanência no valor de R$ 700,00, como forma de garantir a formação de docentes, trazendo avanços significativos para a instituição e sua comunidade acadêmica.

Concurso

Com a interveniência da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), o governador lançou oficialmente o concurso público da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O concurso vai preencher 127 vagas para professores, garantindo a recomposição de pessoal e abarcando os seis campi já em funcionamento no estado. Detalhes como salário, carga horária e nível de escolaridade exigido serão publicados no edital.