» Polícia
Operação da PF contra tráfico de animais silvestres cumpre mandados em Marechal Deodoro
Durante a operação, vários pássaros foram apreendidos pelas autoridades

A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou na manhã desta quinta-feira (11/7) a Operação Trinado. A ação tem como objetivo reprimir o tráfico de animais silvestres no Estado de Alagoas e Sergipe.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Marechal Deodoro (AL), e Porto da Folha (SE). Durante a operação, foram lavrados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) devido à apreensão de diversos pássaros sem anilhas e sem certificação do IBAMA, configurando crime ambiental conforme o artigo 29, §1º, inciso III, da Lei nº 9.605/98.
A investigação começou após a descoberta de falsificação e adulteração de anilhas em pássaros apreendidos em um torneio de canto ilegal, realizado em Marechal Deodoro, no dia 17 de março de 2024. Na ocasião, foram encontradas 124 aves sem anilhas, caracterizando sua ilegalidade.
A operação visa não só a fiscalização dos plantéis de aves, mas também o avanço na apuração dos crimes de falsificação de selo público e tráfico de animais silvestres, entre outros possíveis crimes associados. O nome "Trinado" da operação faz referência ao som melodioso produzido por algumas espécies de pássaros.
Os suspeitos podem ser enquadrados nos crimes previstos no artigo 296, §1º, inciso I, do Código Penal e no artigo 29, caput, da Lei nº 9.605/98, cujas penas máximas somadas podem chegar a sete anos de reclusão.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
3
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
4
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
5
ALAGOAS EM ALERTA
Chuvas intensas elevam níveis de rios e ameaçam comunidades ribeirinhas