» Política
Operação da PF em União dos Palmares combate fraudes contra o INSS
A ação, denominada "Geração Espontânea", também foi realizada em São José da Laje, Murici e Maceió, e foi baseada em investigações que começaram em meados de 2022
![](https://img.dhost.cloud/3ZsPAcXo2-ZG3286FTr1o56AJqI=/770x600/smart/https://oalagoano.nyc3.digitaloceanspaces.com/imagens/policia-federal.jpg)
Na manhã desta terça-feira (18/6), a Polícia Federal (PF) em Alagoas deflagrou uma operação no município de União dos Palmares, na Zona da Mata do estado, com o objetivo de combater fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na concessão de pensões por morte.
A ação, denominada "Geração Espontânea", também foi realizada em São José da Laje, Murici e Maceió, e foi baseada em investigações que começaram em meados de 2022. As fraudes foram descobertas a partir de informações fornecidas pela Seção de Análise de Dados de Inteligência Policial.
As investigações revelaram que cadastros de segurados falecidos do Regime Geral de Previdência Social eram selecionados com a ajuda de um servidor do INSS, para servirem de instituidores de pensões. Após a escolha do instituidor, o grupo criminoso recrutava pessoas, geralmente mulheres, para se passarem por supostas genitoras de crianças fictícias.
Essas crianças inexistentes eram registradas com certidões de nascimento falsificadas e incluídas como dependentes do segurado falecido. Além das mensalidades, os benefícios geravam créditos retroativos, que eram então apropriados pela organização criminosa.
» MAIS LIDAS
-
1
SUSPEITOS FUGIRAM
Homem é vítima de atentado a tiros no Conjunto Teotônio Vilela, em Rio Largo
-
2
OPORTUNIDADE
Murici oferece cursos gratuitos de capacitação; saiba como se inscrever
-
3
Governo de Alagoas reafirma defesa à democracia em memória ao ato de 8 de janeiro
-
4
Economia
Senado trabalha para viabilizar o Drex, moeda digital brasileira
-
5
Inscrições abertas
Ifal oferta 138 vagas em quatro cursos técnicos subsequentes