» Polícia

Operação apreende 15 aparelhos de som em bairros de Maceió

Ação, coordenada pela SSP em conjunto com a PM, aconteceu no Clima Bom, Vergel do Lago e Cidade Universitária

Equipamentos foram apreendidos durante ação conjunta em bairros de Maceió - Fotos: Ascom SSP

Durante o último fim de semana, a operação "Na Base do Sossego", coordenada pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública e pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana da Polícia Militar, resultou na apreensão de 15 equipamentos sonoros em Maceió.

Entre os dias 19 e 21 de julho, as guarnições das Bases Comunitárias de Segurança, após receberem denúncias pelo canal 181, realizaram fiscalizações em três bairros da cidade: Clima Bom, Vergel do Lago e Cidade Universitária. Os policiais verificaram o uso abusivo dos aparelhos, com som alto que perturbava a tranquilidade pública.

Dos 15 equipamentos apreendidos, oito estavam sendo usados em residências, dois em bares e cinco eram veiculares, conhecidos como "paredões". O capitão Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, destacou a preocupação com o uso desses equipamentos.

“Apesar das mais de quatro mil visitas realizadas, ainda vemos que muitos continuam infringindo o Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais e o Artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro. A operação é realizada de forma integrada com as Bases Comunitárias e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran),” afirmou o oficial.

O capitão Alex também ressaltou que as ações serão intensificadas com o novo efetivo das Bases Comunitárias. “Com o aumento do número de militares, as visitas serão reforçadas para orientar os cidadãos e prevenir a prática de contravenções. A operação visa tanto a prevenção quanto a repressão,” completou.

Todo o material apreendido está sob custódia da Polícia Militar e será entregue ao Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no bairro do Barro Duro. Seguindo as orientações da 37ª e da 41ª Promotorias de Justiça, os proprietários dos equipamentos foram convocados para audiências preliminares no Juizado Especial da Capital, onde será decidido se poderão reaver os aparelhos.

*Com Assessoria