» Polícia
Operação Overdose desmantela rede de furto de medicamentos do SUS em Maceió
Nove pessoas foram presas, incluindo funcionários terceirizados que cooptavam medicamentos de unidades de saúde para revenda ilegal

Nesta quinta-feira (1º/8), a operação Overdose resultou na prisão de nove pessoas envolvidas em uma organização criminosa que furtava medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), a ação revelou a complexa rede de furtos que envolvia funcionários terceirizados de empresas de limpeza e higienização de unidades de saúde.
A operação, iniciada em março deste ano, descobriu que esses funcionários eram cooptados por um indivíduo que distribuía os medicamentos furtados para comercialização ilegal, não apenas em Alagoas, mas também em outros estados como São Paulo. Segundo o chefe-geral de Inteligência da SSP, delegado Gustavo Henrique Barros, os criminosos utilizavam a limpeza das unidades de saúde para esconder os medicamentos em sacos de lixo, dificultando a detecção dos furtos. Os remédios eram então repassados a intermediários e vendidos para farmácias e distribuidoras.
Os medicamentos subtraídos, especialmente os de alto custo para tratamento de doenças raras e graves, como os oncológicos, resultaram em grandes prejuízos. O delegado Gustavo Henrique Barros estimou que alguns medicamentos têm valores que chegam a R$ 20.850,00. A quantidade exata de produtos apreendidos ainda está sendo contabilizada.
Durante a operação, seis dos nove presos foram flagranteados com medicamentos em suas residências. A análise dos celulares apreendidos ajudará a identificar mais envolvidos no esquema. Apesar de não terem sido encontrados servidores públicos diretamente envolvidos, as investigações continuam.
A operação recebeu o nome de "Overdose" em referência ao grande volume de medicamentos furtados e ao impacto negativo causado à sociedade. A ação incluiu o cumprimento de dez mandados de prisão e nove de busca e apreensão em Maceió e Marechal Deodoro, com a colaboração de diversas unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil.
A população pode colaborar com as investigações e denunciar crimes através do Disque-Denúncia, pelo telefone 181 ou pelo site [Disque-Denúncia](https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br), com sigilo garantido.
» MAIS LIDAS
-
1
GG sem cargo
Confira a portaria com a exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo
-
2
Trânsito lento
Batida entre cinco carros causa lentidão na Avenida Afrânio Lages, em Maceió
-
3
Agora é com o Judiciário
Tentativa de Golpe: Prefeito de Rio Largo entra na Justiça para barrar afastamento
-
4
Jovem de 18 anos morre após mal súbito durante treino em academia de Cajueiro
-
5
Curiosidades
Saiba por que 1º de abril é o Dia da Mentira em diversos países