» Sociedade

Torcidas Comando Alvirrubro e Mancha Azul podem retornar aos estádios de Alagoas

Decisão da Justiça revoga medidas contra torcedores; novo acordo com o Ministério Público estabelece regras para a segurança nos jogos

Decisão da Justiça revoga medidas contra torcedores - Fotos: Reprodução/tribunadosertao

As torcidas organizadas Comando Alvirrubro e Mancha Azul estão autorizadas a retornar às arquibancadas dos estádios de Alagoas, após a Justiça revogar as medidas restritivas que estavam em vigor desde a operação policial "Red Blue". A ação resultou em 15 mandados de prisão, sendo 11 deles direcionados a diretores das torcidas, devido a envolvimentos em crimes graves, como homicídios.

As medidas adotadas anteriormente incluíam o fechamento das sedes das torcidas e a suspensão de suas atividades, incluindo o bloqueio de perfis nas redes sociais. No entanto, na última quinta-feira (31), a Justiça decidiu pela revogação do processo, permitindo que os torcedores voltassem a se reunir e participar de eventos esportivos.

Com a nova decisão, as torcidas receberão de volta seus materiais apreendidos e poderão reabrir suas sedes. Além disso, terão a liberdade de comercializar seus produtos e reativar seus perfis oficiais nas redes sociais. Após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, elas também poderão voltar a exibir faixas e bandeiras nos estádios.

Embora os integrantes que foram presos durante a operação tenham sido absolvidos, aqueles que enfrentam outras pendências judiciais ainda permanecem em reclusão. O TAC, que já está em vigor desde o início de 2024, foi assinado em uma reunião que contou com a presença de representantes dos clubes e de órgãos de segurança, visando à implementação de medidas que garantam a segurança dos torcedores durante os jogos e a contenção da violência nas imediações dos estádios.