» Sociedade

O que se sabe sobre a tragédia que deixou 62 pessoas mortas em Vinhedo; Conheça algumas das vítimas

Uma das vítimas morava na cidade de Maceió

Queda de avião - Fotos: Reprodução

Uma tragédia vitimou 62 pessoas que estavam no avião da VoePass que caiu nesta sexta-feira (9), na cidade de Vinhedo (SP). Todos os passageiros e tripulantes morreram após a queda. Nas imagens, é possível ver a nave rodopiando até atingir o chão. A causa da queda está sendo investigada por peritos da Aeronáutica e da Polícia Federal (PF).

O avião havia saído de Cascavel, no Paraná, às 11h46 com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com chegada prevista para as 13h50. Entretanto, antes que pudesse chegar ao aeroporto, a nave caiu em um condomínio residencial no bairro Capela, em Vinhedo (SP).

Após cair, o avião pegou fogo e o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas. Os corpos estão sendo resgatados e encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de São Paulo para a identificação.

Causa do acidente

A empresa do voo afirmou que ainda não se sabe a causa do acidente. “A VoePass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.”

Especialistas afirmam que a principal suspeita é de que tenha se formado gelo nas asas da aeronave e o modelo do avião é “sensível ao gelo”. O diretor de Operações da VoePass, Marcel Moura, disse que a nave havia passado na madrugada anterior por uma revisão técnica de rotina e que ela estava apta para voo, “100% despachada, de acordo com os manuais e regulamento”, disse o diretor.

Vítima que morava em Maceió

Ronaldo Cavalieri de 43 anos, foi uma das vítimas. O pai e representante comercial era natural de Ubatuba, São Paulo, mas morava com o filho, na Jatiúca em Maceió há algum tempo. Conforme amigos próximos de Ronaldo, ele estava participando de uma convenção no Paraná pela empresa em que trabalhava.

"Quero agradecer por tantos anos de amizade, lealdade, parceria e por todos os momentos que fomos felizes e que choramos juntos, sempre juntos. A grande verdade é que nunca sabemos quando será o nosso último suspiro, último sorriso, último abraço... a vida é realmente uma passagem", escreveu uma amiga de Cavalieri.

Estava vindo fazer concurso em Maceió

A paraense Adriana Maria Dalfavo Santos estava vindo a Alagoas fazer o concurso público dos cartórios. Era casada com Ricardo Esteves Santos, mas estava viajando a Maceió sozinha. Adriana já havia passado em duas etapas do concurso e passaria pelo exame de personalidade (psicotécnico).

“A vida é muito fugaz. Hoje, nossa aluna, Adriana, está nos braços do Pai. E ela estava ali, a caminho do psicotécnico do concurso de cartório do TJAL [Tribunal de Justiça de Alagoas], em busca do seu grande sonho. Que Deus conforte o coração de seus amigos e familiares”, publicou o curso preparatório do qual ela participava.

Piloto e copiloto

Danilo Romano, de 35 anos, foi o piloto do voo. Conforme a empresa VoePass ele tinha 5.200 horas de voo. O copiloto de 61 anos Humberto de Campos Alencar e Silva era considerado um dos mais experientes da empresa. Os corpos do piloto e do copiloto foram os primeiros a serem identificados entre os destroços do avião.

Livramento

“Eu estava fazendo um trabalho no Hospital Regional de Toledo, quando cheguei aqui eu fiquei esperando para ver se abria, quando desci já era 10h30, quando deu 10h40 o rapaz falou para eu não embarcar mais. Nesse momento, eu discuti com ele, e ele salvou a minha vida.” Falou emocionado o carioca Adriano de Assis, que embarcaria no voo.

Algumas das vítimas - Reprodução/Montagem OAlagoano
Algumas das vítimas - Reprodução/Montagem OAlagoano

Algumas das vítimas - Reprodução/Montagem OAlagoano

Lista completa das vítimas:

Tripulação:

Danilo Santos Romano - Comandante

Humberto De Campos Alencar E Silva - Co-Piloto

Debora Soper Avila - Comissária

Rubia Silva De Lima - Comissária

Passageiros:

Rosangela Souza

Eliane Andrade Freire

Luciani Cavalcanti

Jose Fer

Denilda Acordi

Maria Auxiliadora Vaz De Arruda

Jose Cloves Arruda

Nelvio Jose Hubner

Gracinda Marina Castelo Da Silva

Ronaldo Cavaliere

Silvia Cristina Osaki

Wlisses Oliveira

Hiales Carpine Fodra

Daniela Schulz Fodra

Regiclaudio Freitas

Simone Mirian Rizental

Josgleidys Gonzalez

Maria Parra

Joslan Perez

Mauro Bedin

Rosangela Maria De Oliveira

Antonio Deoclides Zini Junior

Kharine Gavlik Pessoa Zini

Mauro Sguarizi

Leonardo Henrique Da Silva

Maria Valdete Bartnik

Renato Bartnik

Hadassa Maria Da Silva

Raphael Bohne

Renato Lima

Rafael Alves

Lucas Felipe Costa Camargo

Adrielle Costa

Laiana Vasatta

Ana Caroline Redivo

Jose Carlos Copetti

Andre Michel

Sarah Sella Langer

Edilson Hobold

Rafael Fernando Dos Santos

Lizibba Dos Santos

Paulo Alves

Pedro Gusson Do Nascimento

Rosana Santos Xavier

Thiago Almeida Paula

Adriana Santos

Deonir Secco

Alipio Santos Neto

Raquel Ribeiro Moreira

Adriano Da Luca Bueno

Miguel Arcanjo Rodrigues Junior

Diogo Avila

Luciano Trindade Alves

Isabella Santana Pozzuoli

Tiago Azevedo

Mariana Belim

Arianne Risso

Constantino Thé Maia

Ficha técnica do ATR-72-500 (segundo a fabricante):

Número de assentos: 74

Velocidade de cruzeiro: 511 km/h

Comprimento: 27 metros

Envergadura: 27 metros

Altura: 7,65 metros

Autonomia de voo: 1.324 km